terça-feira, junho 22, 2010

Computador e internet podem causar interferência direta (negativa), para o aprendizado das crianças





21/06/2010 - 17h13
Computador e internet podem atrapalhar aprendizado das crianças, diz pesquisa
Da Redação

Ter um computador em casa e com acesso à banda larga prejudica o aproveitamento escolar das crianças, diz um estudo da Universidade de Duke nos Estados Unidos. Os principais efeitos que esses fatores causam são queda na produtividade em matemática e na leitura. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (21) pelos jornais britânicos “The Telegraph” e "The Daily Mail".

O estudo, revelado na última sexta-feira (18), comparou provas de 150 mil crianças americanas que tinham computadores em casa com outras que não tinham entre 2000 e 2005, um período em que houve aumento na aquisição de computadores e aumento da velocidade da internet. A pesquisa foi originalmente publicada na versão no site da National Bureau of Economic Research.

Os acadêmicos comprovaram que os computadores tiveram “modesta, mas, significante influência negativa” nos resultados das provas aplicadas.

Influência dos pais
Outro fator considerado foi a atenção dos pais para com o que os filhos fazem no computador. Em casas onde havia educação para o uso do computador, os adolescentes apresentaram desempenhos superiores.

A tecnologia, informa o estudo, também pode aprofundar as diferenças de padrão educacional entre crianças ricas e pobres, à medida que pais que trabalham o dia todo prestam menos atenção no que seus filhos fazem ao usar o computador.

Os pesquisadores concluíram que em casas onde os pais se preocupavam (ensinando e instruindo) com o que o filho faz no computador, os resultados dos testes eram melhores. Em comparação, crianças cujos pais não acompanhavam o que eles faziam tinham resultados inferiores.

“Adultos podem achar que o computador é uma ferramenta voltada para a produtividade, mas as crianças, de modo geral, não pensam da mesma forma”, disse o professor Jacob Vigdor, um dos autores do estudo.

A pesquisa terminou em 2005, antes da ascensão de redes sociais como Facebook e Twitter. No entanto, os pesquisadores sugerem que o crescente uso desses serviços pode piorar ainda mais o desempenho das crianças


Disponível em: http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/06/21/computador-e-internet-podem-atrapalhar-aprendizado-das-criancas-diz-pesquisa.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário